BIBLIOTECA

/ BIBLIOTECA

Aqui você encontra toda a memória das produções da Rede de Brasileira de Cooperação em Emergências: publicações, artigos, relatórios e vídeos.

// publicações

Bases para um debate sobre a reforma hospitalar do SUS: as necessidades sociais e o dimensionamento e tipologia de leitos hospitalares em um contexto de crise de acesso e qualidade

Armando Antônio De Negri Filho
2017

Esta tese trata da discussão em torno às perguntas necessárias para compor uma agenda política estratégica da reforma hospitalar brasileira. Buscou-se construir argumentos sobre a relevância de abordar nessas perguntas a grande insuficiência da oferta de leitos hospitalares, como indicador da falta de resposta oportuna em volume e qualidade para materializar a resposta às necessidades da população e garantir os direitos humanos e sociais à saúde, conforme os preceitos constitucionais de 1988.
Regulação médica das urgências: entraves, desafios e potencialidades na avaliação e implementação da atenção integral às urgências em Campinas

Zilda Barbosa
2001

A Regulação Médica das Urgências, conhecida desde a França por sua atuação no atendimento pré-hospitalar móvel, vem se estruturando como importante ferramenta na avaliação e implementação do Sistema de Atenção Integral às Urgências no município de Campinas e no restante do país. Sua capacidade em detectar as insuficiências da assistência de maneira “sangrante”, determina sua potencialidade como observatório do sistema e da saúde da população, guiando o planejamento das correções necessárias na oferta de serviços, para que estas possam se adequar progressivamente, a fim de garantir que a população tenha acesso ao recurso mais adequado ao tratamento de sua necessidade, quando acometida por um agravo de urgência. Assim, a regulação médica trabalha pela equidade, em suas dimensões vertical e horizontal, zelando pelo respeito ao imperativo da necessidade humana. A Regulação Médica das Urgências, enquanto processo de trabalho relativamente novo em nossa sociedade, enfrenta entraves de ordem estrutural e toda sorte de desafios políticos, cuja superação depende da ação coletiva e integrada dos vários atores sociais envolvidos na promoção da saúde e na assistência aos doentes.
UHC – Universal Health Coverage: avanço ou retrocesso na luta pelo direito humano à saúde? Uma contribuição ao debate político-ideológico da guerra de posições entre comunidades epistêmicas no campo da saúde global

Armando Antônio De Negri Filho
2014

O trabalho busca caracterizar e analisar as ideias que sustentam as posições das comunidades epistêmicas dominantes que atuam na definição e implementação da proposta de agenda mundial pela Cobertura Universal em Saúde ou Universal Health Coverage (UHC). A análise desenvolvida buscou responder à pergunta se a UHC seria um avanço ou retrocesso na luta pelo direito humano à saúde.

// artigos

A produção científica sobre a atenção à saúde do idoso nos serviços brasileiros de urgência: uma revisão integrativa

Tatiana Yonekura, Jeane Roza Quintans, Mayla Youko Kato e Armando De Negri Filho
2016

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a produção científica sobre idosos nos serviços brasileiros de urgência.

// relatórios

Congestão e superlotação dos serviços hospitalares de urgências

2018

Para que essa síntese de evidências foi preparada? Para apoiar nas deliberações sobre políticas e programas de saúde, a partir do resumo das melhores evidências disponíveis sobre o problema e as soluções viáveis. O que é uma síntese de evidências para a política de saúde? Sínteses de evidências para políticas de saúde reúnem evidências de pesquisa global, a partir de revisões sistemáticas, e evidências locais para apoiar as deliberações sobre as políticas e programas de saúde.
Observatório Nacional das Urgências: Monitoramento da Mídia Digital

2012

O Monitoramento da Mídia Digital é um componente do projeto Observatório Nacional das Urgências executado pelo Laboratório de Inovação em Planejamento, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde – LIGRESS, divisão do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração - HCOR para o Ministério da Saúde.

// vídeos

Canal do Dr. Armando De Negri Filho no YouTube
Redes de atenção as urgências como sistemas complexos adaptativos

Armando De Negri Filho em seminário no INPE, em São Jose dos Campos, no dia 7 de novembro de 2019.