NOSSA ATUAÇÃO – 5º PERÍODO

/ NOSSA ATUAÇÃO

A RBCE surgiu da necessidade de integralizar e desfragmentar as políticas de saúde no Brasil — com ênfase no tema da atenção às urgências — e dar possibilidade de continuidade de elaboração e implementação de propostas transformadoras, mesmo quando há descontinuidade administrativa ou política das gestões de saúde nos Municípios, nos Estados ou na União, através da manutenção de um espaço de intercâmbio de experiências e desenvolvimento de capacidades entre os seus membros.

PERÍODO
2018 - hoje

POR UMA
QUINTA
ETAPA

Com esta perspectiva em mente, começamos a buscar os espaços para realizá-la.
Buscamos três dimensões conectadas:
Mobilizar a sociedade em sua capacidade de reivindicação a partir da premissa dos direitos humanos na atenção às urgências e no acesso hospitalar. Para tanto apostamos em:
Na instalação de uma nova etapa de nosso Observatório Nacional desses direitos, em convênio com a PUC – SP e seu observatório de violência policial.
Formar atores sociais e políticos no âmbito da sociedade civil e política e nos poderes do Estado para levar adiante estas perspectivas baseadas nos Direitos.
Desenvolver processos de formação-ação com foco no planejamento e implementação participativos de sistemas regionais de atenção às urgências e acesso hospitalar, retomando o aprendido e realizado nos projetos PROADI-SUS, mas agora com protagonismo da sociedade civil, para além dos trabalhadores e gestores do setor. A aposta é gestar os planos e projetos capazes de contextualizar e aplicar o que acumulamos como conhecimentos e mobilizar os conhecimentos da realidade dos participantes, estimulando incidência política e social transformadoras.
Constituir, apoiando-se fortemente na dinâmica dos dois itens anteriores, espaços de laboratórios transdisciplinares e transetoriais em espaços universitários abertos a pensar nossos objetos de luta como Sistemas Complexos Adaptativos, construindo formas ousadas de conhecimento e ação capazes de sustentar a aprovação políticas dos projetos mas também a implementação crítica das ideias gestadas e permanente avaliadas, compondo espaços especializados no âmbito da pesquisa aplicada e formação para a transformação.
Para alcançar estas três dimensões estamos construindo alianças com várias instituições e movimentos e buscando recursos em fontes nacionais e internacionais.
Conheça os outros períodos de atividades e produtos da RBCE:

1995-03

2003-07

2007-11

2012-17
Conheça os outros períodos de atividades e produtos da RBCE:

1995-03

2003-07

2007-12

2012-17