OBSERVATÓRIO

// O QUE É O OBSERVATÓRIO?
O Observatório dos Direitos Humanos na Atenção às Urgências em Saúde e no Acesso Hospitalar é uma iniciativa da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências – RBCE. Ele pretende ser um instrumento de monitoramento do estado da atenção às urgências e do acesso hospitalar no Brasil. Através dele buscaremos incidir na política de saúde, dar visibilidade às violações de direitos cometidas no cotidiano dos serviços e também evidenciar fatores e medidas que protegem os direitos na produção do cuidado em saúde. Espera-se que esse observatório constitua-se em um potente instrumento de participação social em saúde e que sua existência contribua para a garantia do direito à saúde e fortaleça o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Observatório atua em duas frentes de trabalho:

CLIPAGEM DE NOTÍCIAS

Veículadas na mídia, em jornais, revistas, televisão, rádio, sites e redes sociais.

NOTIFICAÇÕES DIRETAS

Recebidas pelo formulário abaixo, a partir de relatos de vítimas ou testemunhas de violações de direitos.

// por que notificar?
Para desnaturalizar e dar visibilidade aos padrões de violações dos direitos humanos e sociais cometidas no cotidiano dos serviços de saúde, na Atenção às Urgências e no Acesso Hospitalar.
Para fortalecer ações de mobilização social com vistas à garantia do direito à saúde.
Para incidir na política de Atenção às Urgências e de Atenção Hospitalar exigindo universalidade, integralidade e igualdade na garantia dos direitos humanos e sociais.
Para fomentar a produção e disseminação de conhecimentos no campo dos direitos humanos em saúde, fortalecendo a pesquisa nos temas de observação.
Para consolidar mais um espaço de participação social em saúde oriundo da própria sociedade civil, alimentando pesquisas participativas e espaços públicos de debate e transformação.
Para consolidar um espaço de produção e disseminação de informação de qualidade, sustentado e gerido pela sociedade civil, assim como sua análise, interpretação e disseminação no campo dos direitos humanos em saúde, com foco na Atenção às Urgências e no Acesso Hospitalar.

COMUNIQUE UMA VIOLAÇÃO DOS SEUS DIREITOS!

Se você passou por alguma situação que sente ser uma violação ou violência ao seu direito, na busca por um atendimento urgente ou no acesso hospitalar para a atenção especializada ambulatorial ou para internação, preencha o formulário abaixo. Esse registro é muito importante para podermos investir em estratégias de mobilização social que incidam nas Políticas de Atenção às Urgências e no Acesso à Atenção Hospitalar no Brasil.
Todas as informações recebidas serão protegidas e sua identificação será mantida em sigilo absoluto.

Você pode falar conosco de outras formas!